Relatório do II Café com o Presidente 2010-11

Abaixo, apresentamos o relatório do Café Com o Presidente, enviado pelo companheiro Lamartine Lélio Busnardo, expositor do encontro, no dia 09 de novembro.

foto9

CAFÉ DA MANHÃ COM O PRESIDENTE

TEMA: Avenida de Serviços à Comunidade

Lamartine Lélio Busnardo

1. Saudações: Casal Presidente

Secretário

Vice- Presidente Instrutor do Clube

Saudação especial aos casais presentes – poesia do autor francês Charles Péguy- reflexão de Deus sobre a Criação :

O CASAL NO PROJETO DIVINO

Deus disse: casal cristão, és o meu orgulho e a minha esperança.

Quando criei o céu e a terra, e no céu grandes luminares, eu vi nas minhas criaturas vestígios de minhas perfeições e achei que era bom.

Quando recobri a terra de seu grande manto de campos e florestas, eu vi que era bom.

Quando criei os animais inúmeros, segundo a sua espécie, contemplando nestes seres vivos e abundantes um reflexo da minha vida transbordante, achei que era bom.

De toda a minha criação subia, então, um grande hino solene e jubiloso, celebrando a minha glória e as minhas perfeições.

E no entanto não via em lugar nenhum a imagem daquilo que é a minha vida mais secreta, mais fervorosa.

Então surgiu em mim a necessidade de revelar o melhor de mim mesmo: e foi então a minha mais bela invenção.

Foi assim que te criei, casal humano, “à minha imagem e semelhança” e eu vi, e desta vez, eu achei que era muito bom.

Em meio a este universo, onde cada criatura canta a minha glória, celebra as minhas perfeições, acabava de surgir o amor, para revelar o meu Amor.

Casal humano, criatura minha bem-amada, minha testemunha privilegiada, compreendes porque és tão caro para mim entre todas as criaturas, compreendes a imensa esperança que deposito em ti?

És portador de minha reputação, de minha glória, és para o universo a grande razão de esperar, porque tu és o amor.

2. Projeção do gráfico das Avenidas de Serviço do Rotary (da Cartilha Rotária), acrescido da mais recente Avenida – “Novas Gerações” - que desenvolve projetos humanitários, programas de intercâmbio e atividades para o desenvolvimento da capacidade de liderança dos jovens.

 

Elaborado por Lamartine Lélio Busnardo

 

3. Foram feitas rápidas considerações sobre as Avenidas de Serviços Internos, Profissionais, Internacionais e novamente Novas Gerações, para situar e destacar a Avenida de Serviços à Comunidade, tema do Café.

4. A Avenida de Serviços à Comunidade objetiva a promoção e a melhoria da comunidade por intermédio da conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada. Foram citados seus principais fundamentos- Resolução 1923.

5. Foram lembrados os principais programas de serviços à comunidade realizados pelo Rotary Club de Santos durante seus 83 anos e entre eles a Casa da Esperança.

6. Foi apresentada a Casa da Esperança em números:

  • Crianças matriculadas: 254
  • Procedência das crianças:

Santos- 132

São Vicente- 58

Praia Grande- 29

Guarujá- 13

Peruíbe- 11

Itanhaém- 07

Mongaguá- 02

São Sebastião- 01

Cubatão- 01

  • Faixas etárias:

Até 01 ano- 28 crianças 11,02%

De 01 a 05 anos – 88 crianças – 34,65%

De 05 a 10 anos – 80 crianças – 31,50%

De 10 a 15 anos – 45 crianças – 17,71%

Mais de 15 anos – 13 crianças – 5,12%

  • Diagnósticos (maiores incidências) :

Encefalopatia (Paralisia Cerebral) – 132 crianças

Síndrome de Down – 28 crianças

Retardo do Desenvolvimento Neuropsicomotor – 24 crianças

  • Procedimentos efetuados em 2009:

Fisioterapia – 16.366

Fonoaudiologia – 4.065

Psicologia – 6.069

Pedagogia – 3.950

Terapia Ocupacional – 5.115

Dentista – 1.968

TOTAL – 37.533

Média mensal – 3.127

Média diária - 156

  • Fisioterapia de Adultos (Particulares e Convênios, inclusive SUS) :

Média Mensal de 3.628 terapias

Média de pacientes diários – 204 pacientes

  • Quanto Custa Reabilitar uma Criança:

Mensal Per Capita R$ 430,93

Anual Per Capita R$ 5.171,16

  • Origem dos recursos em 2010 (até agosto):

Operacionais R$ 119.178,86 - 13,20%

Governamentais R$ 203.818,00 - 22,57%

Comunidade R$ 568.488,22 - 62,96%

7. Agradecimentos.

0 Response to "Relatório do II Café com o Presidente 2010-11"

Postar um comentário