Abril–Mês da Revista Rotária

Há mais de um século, as revistas rotárias ajudam o Rotary a espalhar pelo mundo a sua filosofia de ética e serviços

Abril é o mês da revista rotária. Apesar da Internet estar a ganhar cada vez mais popularidade como veículo de comunicação, a maioria dos rotários ainda lê a revista impressa.

A Rotary World Magazine Press, representa 32 revistas provenientes da África, Américas, Ásia, Austrália e Europa que informam, inspiram e divertem em 23 línguas. Além da "The Rotarian" , a principal publicação do Rotary em inglês, a RWMP tem outras revistas, como a "Vida Rotaria" (Argentina), ou " Rotary in Bulgaria", ou ainda "The Rotary-No-Tomo" (Japão), entre muitas outras.

Ainda temos o Rotary Leader (que substitui “Rotary World”)

Le Rotarien

A criação da revista francesa data de 1924,  ano do nascimento de outros dois títulos: Rotary Itália e Brasil Rotário. O primeiro número apareceu em Abril de 1924 e intitulava-se "Rotary Clubs de France", vindo a desaparecer em 1927.

A partir de 1929, outra revista, "Le Rotary" começou a ser distribuída em França, tendo cessado a sua actividade em 1940 para o renascer em 1947 a partir do "Bulletin du 48ème Distrit" publicado em Lyon sob a direção de Richard Levin, editor chefe. Este boletim tornou-se a revista oficial dos Rotary Clubes franceses e países Africanos francófonos, na sequência de um acordo entre os governadores de distritos .

O nome "Rotarien Français" aparece em 1 de Julho de 1952. A revista então editado pelo Rotary Club de Lyon, em 1 de Janeiro de 1956, transfere a propriedade para uma associação com o mesmo nome.

Richard  e depois Marc Levin,  asseguram a direcção da publicação até 1992. Christopher Courjon passou a ser redactor chefe desde essa data. Em outubro de 2006, os rotários  descobriram uma revista com nova roupagem e  conteúdos mais diversificados. "Le Rotarien" é publicada mensalmente, com 64 paginas e uma tiragem de 40.000 exemplares

A missão dessas publicações é divulgar continuamente a mensagem do Rotary; publicar avisos, notícias oficiais e decisões importantes do conselho director do Rotary International e dos curadores da Fundação Rotária; além de divulgar projectos relevantes implementados pelos clubes e as mensagens do presidente do RI.

O regimento interno do RI exige que todos os sócios assinem a The Rotarian ou uma revista regional do Rotary

REVISTAS OFICIAIS

A Revista “The Rotarian” é publicada mensalmente por RI em inglês, e enviada a todos os clubes do mundo. Qualquer rotariano pode também adquirir uma assinatura desta revista, através da secretaria do clube ou do escritório sucursal de RI no Brasil.

Alem desta revista, são publicadas em diversos idiomas mais trinta revistas oficiais em várias partes do mundo. Os rotarianos devem assinar obrigatòriamente pelo menos uma destas revistas, e caso não exista revista oficial no seu idioma ou na sua jurisdição, torna-se obrigatória a assinatura da “The Rotarian”.

No Brasil, a revista oficial autorizada é o “Brasil Rotário”, editada mensalmente no Rio de Janeiro pela Cooperativa Editorial Brasil Rotário

Todos os rotarianos do R. C.Santos são assinantes obrigatórios do “Brasil Rotário”, estando o preço da assinatura já incluído na mensalidade do clube.

Alem de constituírem úteis instrumentos de promoção dos propósitos e objetivos do Rotary, as revistas oficiais são também importante ferramenta de comunicação no processo de motivação e informação dos rotarianos.

RI publica também o jornal “Rotary World”, enviado a todos os administradores de RI e presidentes de clubes, que também pode ser assinado por qualquer rotariano através dos mesmos meios. Este jornal é publicado nos nove idiomas oficiais incluindo o português e está também disponível no site do RI www.rotary.org.

Fonte: Manual de Procedimento

Recentemente foi publicado um gibi contando a história da origem do Rotary. Clique na figura:

Em Portugal é publicada a revista “Portugal Rotário” com uma circulação de 7000 exemplares, tendo sido publicada pela primeira vez em 1984.

E no Brasil temos desde a década de 20 a Brasil Rotário http://www.brasil-rotario.com.br/

 

Edição do Mês

Leia um artigo publicado ano passado sobre a importância das revistas rotárias.

PUBLICAÇÕES DE RI

O RI produz várias publicações e audiovisuais(vídeos, DVDs, CDs) relativos a matérias e programas especiais. Para uma relação completa dos recursos disponíveis, preços, etc., deve ser consultado o catálogo(019-PT), à disposição na Secretaria do clube, ou o site oficial de RI www.rotary.org. Deve notar-se que parte do material é enviado gratuitamente

Todo o material é publicado no idioma inglês, que é o idioma oficial do Rotary. Porem, grande parte do material publicitário do Rotary é também traduzido para português, francês, espanhol, italiano, alemão, sueco, coreano e japonês. Distritos cuja língua não esteja incluída num dos idiomas oficiais poderão proceder à tradução do material necessário para utilização pelos seus clubes, porem estas traduções não serão consideradas oficiais.

Todo o material publicitário é revisado de três em três anos a fim de incorporar qualquer alteração que venha a ser introduzida pelo Conselho de Legislação.

RI também possui um website que pode ser acessado por qualquer rotariano mediante senha, com a finalidade de manter atualizadas as informações necessárias ao desempenho de suas atividades nos seus respectivos clubes ou distritos.

Outras informações sobre o material publicitário de RI podem ser obtidas através do escritório sucursal de RI em São Paulo, ou através da secretaria do clube,

Fonte: Manual de Procedimento

0 Response to "Abril–Mês da Revista Rotária"

Postar um comentário